No dia 26 de maio (quinta-feira), das 17h às 18h, a Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA) recebe a Profa. Me. Rosa Margarida de Carvalho Rocha (Sankofa-GEAPS) para a 3ª Roda de Conversas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA), dando continuidade aos debates sobre “Perfis Docentes”.

A atividade é aberta ao público e possui vagas limitadas. A inscrição deve ser realizada por meio de formulário, disponível aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá, entre 15 de junho e 15 de julho de 2022, mais uma edição do Seminário Avançado de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (SAPPECIM 2022). O Seminário foi idealizado para que os alunos do curso de Doutorado apresentem o item curricular obrigatório “Seminário Avançado I” conjuntamente, de modo que as suas pesquisas em andamento sejam avaliadas por professores e conhecidas pela comunidade do PPGECM.

Por meio do Projeto de Extensão “Espanhol Instrumental para a Comunidade Acadêmica do IEMCI”, coordenado pela Profa. Dra. Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, será ofertado o Curso de Espanhol Instrumental (Habilidade Leitora) para docentes, discentes e técnicos-administrativos do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 10 de maio de 2022 (até março de 2023).

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA), com auxílio de docentes, técnicos-administrativos e bolsistas de pós-graduação, disponibiliza tutoriais para solicitação de matrícula e serviços e fluxogramas norteadores aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado. Os materiais possuem orientações  que permitem conhecer mais os procedimentos e itens curriculares obrigatórios e eletivos durante a permanência dos mestrandos e doutorandos no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, por meio da Comissão Avaliadora instituída pela Portaria n. 8/2022 - IEMCI, torna público o resultado final da pré-seleção de teses, defendidas em 2021, no âmbito do Programa, para indicação ao Prêmio CAPES de Tese 2022. Nesta edição, a tese "Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar", defendida pelo egresso Jeová Pereira Martins com orientação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, será a representante do PPGECM na premiação.