O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou hoje, 01 de novembro de 2021, os editais do Processo Seletivo para novas turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições ocorrem no período de 16 a 30 de novembro de 2021. Para conhecer os editais, clique aqui.

São ofertadas 20 vagas para o curso de Mestrado e 22 vagas para o curso Doutorado, distribuídas em duas Áreas de Concentração: Educação em Ciências e Educação Matemática. Nesse total, além da ampla concorrência, estão previstas vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência; para servidores da UFPA, por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos (PADT); e para docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP) e da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio de Termo de Cooperação firmado com a UFPA.

O Processo Seletivo é composto por quatro etapas, sendo elas: 1) conferência e pontuação de artigos publicados em periódicos científicos (para o curso de Mestrado também são aceitos trabalhos completos publicados em anais de eventos didático-científicos); 2) análise do projeto de pesquisa; 3) arguição referente ao projeto de pesquisa; e 4) avaliação do currículo Lattes. O cronograma do Processo Seletivo pode ser consultado nos editais.

Os candidatos devem possuir graduação em Biologia, Física, Matemática, Química ou Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Caso o candidato seja graduado em áreas afins, é necessária a comprovação de experiência docente e/ou produção acadêmica na área de Educação em Ciências e/ou Educação Matemática, nos últimos cinco anos. Em todos os casos, os projetos devem estar articulados a uma das cinco linhas de pesquisa do Programa: Didática e Formação Docente;  Linguagens e Práticas Docentes; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; Docência e Diversidade; e História, Filosofia e Estudos Culturais.

As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA), com acesso a ser liberado a partir do dia 16 de novembro de 2021. Nesse mesmo dia, também será disponibilizado no Portal de Inscrições da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) o cadastro para pagamento da taxa de inscrição. As inscrições terminam no dia 30 de novembro, contudo, o boleto da taxa de inscrição deve ser emitido até 25 de novembro de 2021. Os candidatos podem requerer isenção da taxa de inscrição, caso cumpram as condições estabelecidas nos editais. No ato de inscrição, todos os candidatos devem estar atentos ao preenchimento correto do formulário e ao envio de versões legíveis, em formato PDF, das documentações para identificação pessoal e realização das etapas de seleção.

A matrícula e a abertura das atividades letivas dos candidatos aprovados e classificados, após homologação do resultado do Processo Seletivo, estão previstas para março de 2022.

Sobre o PPGECM-UFPA

Criado em 2002, o Programa busca qualificar, em nível de mestrado e, desde 2009, de doutorado, licenciados e graduados envolvidos em atividades docentes e de pesquisa nas áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática. Portanto, visa a formação de profissionais para atuar no ensino e na pesquisa nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior, e avaliar as contribuições dessas pesquisas na formação de professores.

Por meio de embasamentos teórico e prático referentes às pesquisas em suas Áreas de Concentração, os mestres e doutores devem possuir autonomia para refletir e dimensionar sua prática pedagógica, bem como produzir conhecimentos que possam ser difundidos, criando condições de desenvolvimento de estudos, da pesquisa e da formação continuada dos professores de Ciências e Matemáticas. Com essas propostas, o PPGECM-UFPA tem recebido professores da Educação Básica e do Ensino Superior, oriundos das diversas instituições de ensino de diversos municípios paraenses e, em casos mais recentes, de outros estados brasileiros e até de países latino-americanos e africanos.

Serviço:
Processo Seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGECM-UFPA