Avançando no caminho de sua internacionalização, o PPGECM ingressou na Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (Rede de Cooperação Internacional de Programas de Pós-Graduação da América Latina, RedPEEL), que envolve instituições do Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Equador e Honduras.

A Rede é constituída atualmente pelas seguintes instituições:
- Pontifícia Universidad Católica de Campinas: Programa de Pós Graduação em Educação;
- Pontificia Universidad Católica del Perú: Maestría en Educación, mención Gestión de la Educación y mención Currículo;
- Universidad de Chile: Magíster en Educación mención Curriculum y Comunidad Educativa;
- Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia: Maestría en Educación y Maestría en Gestión educativa;
- Universidad Autónoma de Zacatecas: Maestría en Investigaciones Humanísticas y Educativas;
- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”: Programa de Pós-Graduação de Educacão para a Ciência;
- Universidad Autónoma de Chile: Magíster en Educación mención Currículo y Evaluación;
- Universidad Católica Andrés Bello: Maestría en Educación, Mención Gerencia Educativa;
- Universidad Católica de Temuco: Magister en Gestión Escolar;
- Universidade Federal do Paraná: Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática;
- Universidade Federal de Santa Catarina: Programa de Pós-Graduação em Educação;
- Universidad Nacional de Córdoba: Maestría en Pedagogía y Especialización en Asesoramiento y Gestión Pedagógica;
- Universidad Nacional de General San Martín: Maestría en Educación;
- Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador: Maestría en Innovación en Educación;
- Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán: Centro Universitario Regional.

Dessa feita, o PPGECM é o primeiro PPG da região Norte e da Amazônia brasileiras a compor a rede, trazendo expectativas em sua inserção. Dentre os objetivos da rede, destacam-se: 1) Reforçar a formação de mestres e doutores a nível internacional; 2) Criar espaços de diálogo entre professores e alunos dos diferentes programas; 3) Realizar produções acadêmicas que envolvam professores e alunos dos diferentes programas; 4) Fortalecer grupos de pesquisa. Espera-se ainda avançar na oferta de disciplinas e atividades curriculares entre os PPG parceiros, ampliar a mobilidade de alunos e professores entre os países da rede, progredir na produção acadêmica-científica e na formação de redes investigativas entre os distintos grupos de pesquisa.

Outras cooperações internacionais

Para além da RedPEEL, a coordenação do programa e seus professores vem buscando fomentar outras cooperações internacionais, promovendo editais de mobilidade estudantil, a exemplo do PPGECM-INTERNACIONAL, que enviará estudantes de doutorado do programa para a Universidade Católica de Louvain (UCLOUVAIN), na Bélgica, e a Universidade de Burgos, na Espanha. Anteriormente, o PPGECM aderiu ao Programa GCUB-MOB-Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, na expectativa de receber estudantes caribenhos e da África Austral, até março de 2023, para cursar mestrado e doutorado acadêmicos. Há também o acordo de cooperação entre a UFPA e a Universidade de Évora (UEVORA) em Portugal, que foi renovado até janeiro de 2028, ampliando o desenvolvimento a relação entre as instituições por meio de colaboração acadêmica, científica e cultural. Esta relação vem gerando frutos desde 2013, como a participação do Prof. Dr. António Borralho, da UEVORA, como docente colaborador do PPGECM e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônia (GEMAZ), liderado pela Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues Lucena. Com isso, constrói-se cada vez mais um ambiente acadêmico internacional no PPGECM, ampliando suas fronteiras de diálogo, de formação e de pesquisa.