A Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (Rede de Cooperação Internacional de Programas de Pós-Graduação da América Latina, RedPEEL), com o intuito de integrar e discutir as nuances da educação nas Américas, promove três notáveis eventos no campo da Educação: II Congresso da Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina, III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação e IV Conferência Internacional de Mestrandos e Doutorandos em Educação; no período de 27 a 29 de setembro de 2023, na Pontificia Universidad Católica del Perú, em Lima.

Com o tema “Horizontes educacionais na América Latina: inovação, diversidade e cultura”, por meio da socialização de pesquisas e experiências pedagógicas, os eventos promovem debates sobre questões transversais que impactam os diversos países latino-americanos, criando espaços de reflexão e de escuta das vozes da pós-graduação na região. Especialmente o III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação e a IV Conferência Internacional de Mestrandos e Doutorandos em Educação, são espaços voltados para estudantes e egressos com pesquisa educacional em desenvolvimento ou concluídas, como os discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para participar, os interessados em apresentar trabalhos devem enviar um resumo analítico para e-mail do Congresso (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), seguindo as recomendações e modelo elaborado pela organização dos eventos, entre 01 e 21 de julho de 2023. Após a avaliação pela Comissão Científica, os trabalhos aprovados deverão ter sua versão completa, no formato artigo, encaminhada até dia 01 de setembro de 2023. Dentre as linhas de investigação abrangidas, estão: Formação e desenvolvimento profissional de professores e gestores na área educacional; Qualidade educacional e avaliação institucional; Organizações educativas; Liderança educacional; Desenho curricular; Práticas curriculares e a participação de sujeitos; Avaliação curricular; Políticas e reformas curriculares; Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação; e Educação comunitária e intercultural.

Sobre o PPGECM na RedPEEL
A RedPEEL foi criada em 2019 e tem como objetivo fortalecer a formação pós-graduada em Educação na América, desenvolver diálogos institucionais e internacionais, e criar espaços para debates e reflexões sobre a pesquisa educacional desenvolvida na região. Atualmente, a rede congrega universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, Peru e Venezuela. O PPGECM passou a integrar a rede como primeiro Programa de Pós-Graduação da região Norte e da Amazônia brasileira, sendo este mais um dos importantes passos na construção de espaços para ampliação das pesquisas de docentes e discentes da UFPA.

II Congresso da Rede de Pós-Graduação em Educação na América Latina, III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação e IV Conferência Internacional de Mestrandos e Doutorandos em Educação
Tema: "Horizontes educacionais na América Latina: inovação, diversidade e cultura".
Data: 27, 28 e 29 de setembro de 2023.
Local: Pontificia Universidad Católica del Perú (Lima).
Inscrição: Envio de resumo até 21 de julho de 2023 para
Para mais informações, consulte as recomendações da Comissão Organizadora.