A Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convoca os mestrandos e doutorandos para participação na eleição de novos representantes. Neste momento, estão abertas as inscrições das chapas, que devem ser compostas por dois discentes (presidente e suplente).

No dia 30 de junho (quinta-feira), das 17h às 18h, a Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA) recebe a Profa. Ma. Aline Neves Rodrigues Alves (SMED-BH) para a 4ª Roda de Conversas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA), dando continuidade aos debates sobre “Perfis Docentes”. A atividade é aberta ao público e possui vagas limitadas. Para participar, é necessária inscrição por meio de formulário online.

 A programação do Seminário Avançado de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (SAPPECIM), edição 2022, foi divulgada pela Comissão Organizadora. Entre o período de 20 de junho a 15 de julho deste ano, serão apresentados 20 trabalhos de pesquisa, que estão sendo desenvolvidos pelos discentes do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Já a abertura do evento, será realizada no dia 20 de junho, às 15h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), com a palestra “A área de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no estado do Pará”, proferida pela Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves.

O Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), realizará o lançamento do livro “Modelagem Matemática: Re/Construção de Perspectivas”, no dia 9 de junho de 2022, a partir das 19h, no canal do grupo no YouTube.

No dia 26 de maio (quinta-feira), a partir das 17h30, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), será lançado o livro "Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do Século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados", com a palestra do autor, Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, sobre o tema discutido na obra. Em seguida, haverá sessão de autógrafos. O evento será aberto ao público e será necessária apresentação de carteirinha de vacinação contra a COVID-19.

No dia 26 de maio (quinta-feira), das 17h às 18h, a Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA) recebe a Profa. Me. Rosa Margarida de Carvalho Rocha (Sankofa-GEAPS) para a 3ª Roda de Conversas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA), dando continuidade aos debates sobre “Perfis Docentes”.

A atividade é aberta ao público e possui vagas limitadas. A inscrição deve ser realizada por meio de formulário, disponível aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá, entre 15 de junho e 15 de julho de 2022, mais uma edição do Seminário Avançado de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (SAPPECIM 2022). O Seminário foi idealizado para que os alunos do curso de Doutorado apresentem o item curricular obrigatório “Seminário Avançado I” conjuntamente, de modo que as suas pesquisas em andamento sejam avaliadas por professores e conhecidas pela comunidade do PPGECM.

Por meio do Projeto de Extensão “Espanhol Instrumental para a Comunidade Acadêmica do IEMCI”, coordenado pela Profa. Dra. Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, será ofertado o Curso de Espanhol Instrumental (Habilidade Leitora) para docentes, discentes e técnicos-administrativos do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 10 de maio de 2022 (até março de 2023).

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA), com auxílio de docentes, técnicos-administrativos e bolsistas de pós-graduação, disponibiliza tutoriais para solicitação de matrícula e serviços e fluxogramas norteadores aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado. Os materiais possuem orientações  que permitem conhecer mais os procedimentos e itens curriculares obrigatórios e eletivos durante a permanência dos mestrandos e doutorandos no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, por meio da Comissão Avaliadora instituída pela Portaria n. 8/2022 - IEMCI, torna público o resultado final da pré-seleção de teses, defendidas em 2021, no âmbito do Programa, para indicação ao Prêmio CAPES de Tese 2022. Nesta edição, a tese "Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar", defendida pelo egresso Jeová Pereira Martins com orientação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, será a representante do PPGECM na premiação.