2022

ALAILSON SILVA DE LIRA

título: Aproximações e distanciamentos entre as obras réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal e théorie des fonctions analytiques a partir da análise de conteúdo

Orientador(a): Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma

 

ANA SILVIA ALVES GOMES

título: Letramento científico e habilidades didáticas em produções escritas de professores de ciências

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

 

ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO

título: Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitiva sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

CONCEIÇÃO DE NAZARÉ DE MORAIS BRAYNER

título: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: uma possível articulação entre avaliação somativa e formativa em matemática.

Orientador(a): Prof. Dr. António Manuel Águas Borralho

 

DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO

título: Iniciação científica na Amazônia: bases históricas e epistemológicas dos clubes de ciências de Abaetetuba- PA e Moju- PA

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves 

 

EUNICE MARIA FIGUEIRA CAJANGO

título: Educação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas

Orientador(a): Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales

 

FERNANDA ROCHA DE SOUSA

título: Formação de professores no contexto de grupos de pesquisa da área ambiental: saberes ambientais e identidade docente

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas

 

IVONE DOS SANTOS SIQUEIRA

título: Ensino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas

 

JOSYANE BARROS ABREU 

título: Problematização da docência e aproximações à inovação didática na formação continuada de professores de ciências

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas

 

LEIDY YURANI VILLA-GARCIA

título: O conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdos (TPACK) na prática docente em ciências naturais: a projeção do TPACK dos formadores nas intenções de ensino dos professores em formação na UFPA-Belém

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

 

LUCIEL ANTONIO DA SILVA MACEDO

título: Bioidentidades e biossociabilidades: biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de biologia

Orientador(a): Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira

 

LUIZ ANTONIO RIBEIRO NETO DE OLIVEIRA

título: Modelagem matemática articulada à Teoria Ator- Rede em uma casa de farinha em Breves-Pa

Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Gomes Souza

 

MARCOS FABRICIO FERREIRA PEREIRA

título: A formação matemática de professores primários na Escola Normal do Pará (1890-1910)

Orientador(a): Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

 

MARCIA PANTOJA CONTENTE

título: Significação em processo de investigação de temáticas cotidianas: as experiências vivenciadas por estudantes surdos e uma surdocega no contexto escolar

Orientador(a): Prof. Dr. Elielson Ribeiro Sales

 

MARIA APARECIDA NEVES

título: Portfólio reflexivo: narrativas de formação inicial de professores de ciências biológicas

Orientador(a): Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas

 

ROSINEIDE ALMEIDA RIBEIRO

título: A dimensão subjetiva do aprender na formação para a docência interdisciplinar: um estudo de caso no Clube de Ciências da UFPA

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

 

WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA JUNIOR

título: Um estudo nos projetos político-pedagógicos sobre diversidade étnico-racial nos anos finais do ensino fundamental no ensino de ciências 

Orientador(a): Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho

 

WELLINGTON EVANGELISTA DUARTE

título: Criações didáticas: um estudo sobre os materiais didáticos alternativos em pesquisas em nível de mestrado e doutorado no brasil no período de 2010 a 2020

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

WILLA NAYANA CORREA ALMEIDA

título: Processos de mediação docente e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em um clube de ciências: pontos de conexão entre a abordagem teórica de Reuven Feuerstein e o ensino de ciências por investigação

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

YURI CAVALEIRO DE MACEDO COELHO

título: Aprendi no insta! : os studygrams e a educação online de biologia 

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida