No dia 1º de abril de 2022, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), serão dadas as boas-vindas aos mestrandos e doutorandos ingressantes em 2022, com uma sessão de orientações acadêmicas aos novos alunos, com a presença dos docentes e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em seguida, para iniciar oficialmente o semestre letivo, a partir das 16h30, o Prof. Dr. Luis Radford ministrará a Aula Inaugural 2022, com o título “Sobre la formación de profesores: un desafío constante visto desde la teoría de la objetivación”.

Pesquisando sobre os processos de pensamento algébrico e seu desenvolvimento histórico, a relação entre cultura e pensamento, a epistemologia da matemática e a semiótica, o professor tornou-se referência no campo educacional, abordando a semiótica cultural e a cognição humana sob perspectiva antropológica e tendo a cultura como fundamental para a formação do sujeito e dos processos de conhecimento. Em sua aula, a partir da teoria de sua autoria, apresentará tais perspectivas relacionadas à formação de professores.

A comunidade do PPGECM participará da sessão de orientação e da Aula Inaugural de forma presencial com videoconferência, em conformidade com a Resolução n. 5.453/2021 do CONSEPE-UFPA, que estabelece o retorno pleno das atividades acadêmicas presenciais. Ao público externo interessado, além da modalidade presencial, será possível participar da aula via transmissão ao vivo pelo canal do PPGECM no YouTube.

Saiba mais sobre o convidado
Luis Radford é professor titular da Université Laurentienne em Sudbury, da província de Ontário, no Canadá. Desde 1992, leciona no programa de formação de professores da École des Sciences de l’Éducation, no qual atualmente dirige e coordena o Laboratório de Pesquisa em Semiótica Cultural e Pensamento Matemático.

Reconhecido internacionalmente, é autor de livros e artigos científicos, nos quais relaciona história, cultura, ensino e aprendizagem. No Brasil, seu livro “Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia” foi publicado pela Livraria da Física, em 2012, com tradução do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e da Profa. Dra. Bernadete Morey.

O pesquisador também atua no conselho editorial de relevantes revistas internacionais, como “Mathematical Thinking and Learning”, “Recherches en Didactique des Mathématiques”, “Revista Latinoamericana de Matemática Educativa” e “Avances de Investigación en Educación Matematica”; e recebeu, em 2011, a Medalha Hans Freudenthal, da International Commission on Mathematical Instruction (ICMI), como reconhecimento pela elaboração da Teoria da Objetivação.

Sessão de orientações acadêmicas aos novos discentes (Turma 2022)
Data e horário: 01 de abril de 2022, às 14h (horário de Brasília)
Local: Auditório do IEMCI (Universidade Federal do Pará – Campus Básico)

Aula Inaugural 2022 do PPGECM-UFPA