O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da  Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia 2023 com uma programação especial para receber toda a comunidade, principalmente os novos discentes de mestrado e doutorado. No dia 13 de março, a Aula Magna será realizada no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), de forma presencial. A programação começa às 9h, com café da manhã e mesa de abertura oficial, seguidos pela Aula “O futuro de mestres e doutores do Brasil e na Amazônia”, ministrada pelo Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro.

Esse momento será importante para discutir e refletir sobre a formação do pós-graduando na atualidade e apresentar o Plano Nacional da Pós-Graduação (PNPG) no país e na região amazônica, demonstrando as competências a serem desenvolvidas.

No dia 14 de março, as atividades no IEMCI continuam com as orientações acadêmicas e apresentação dos professores e grupos de pesquisas vinculados ao PPGECM, das 9h às 11h. No período vespertino, a partir das 14h, ocorrerão os minicursos para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos novos discentes de mestrado e doutorado e dos pós-graduandos que já fazem parte da comunidade do PPGECM. Essas atividades devem colaborar na permanência no curso e na construção de suas respectivas pesquisas científicas. As inscrições nos minicursos são gratuitas e osdiscentes devem utilizar o formulário online elaborado pela organização do evento.

Sobre o convidado
O Prof. Esper Abrão Cavalheiro. possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e graduação em medicina pela mesma instituição. É Professor Titular aposentado do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da International League Against Epilepsy e do International Bureau of Epilepsy. Foi Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretário de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também atuou como presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), coordenador do Programa de Pós-Graduacao em Neurologia e Neurociência da UNIFESP e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Atualmente, é presidente e membro titular da Comissão responsável pela elaboração do PNPG, relativo ao decênio 2021-2030.

Aula Magna do PPGECM 2023
Título: O futuro de mestres e doutores do Brasil e na Amazônia.
Data: 13 de março de 2023.
Local: Auditório do IEMCI (Universidade Federal do Pará – Campus Básico).
Programação:
9h – Café da manhã;
9h30 – Mesa de abertura;
10h – Aula Magna com Prof. Dr. Esper Abrão Carvalho.

Sessão de orientações acadêmicas aos novos discentes (Turma 2023)
Data e horário: 14 de março de 2023, das 9h às 11h.
Local: Auditório do IEMCI (Universidade Federal do Pará – Campus Básico).

Minicursos
Programação aberta para todos os discentes do PPGECM
Data e horário: 14 de março de 2023.
Local: Salas de aula e laboratório do IEMCI.
Programação:
14h às 16h – Aspectos gerais sobre métodos e técnicas para elaborar uma Revisão Sistemática da Literatura;
14h às 16h – Mendeley para iniciantes – organizando referências bibliográficas;
16h às 18h – Escrita criativa em trabalhos acadêmicos;
16h às 18h – As interações no SIGAA e no Sagitta na vida acadêmica dos mestrandos e doutorandos do PPGECM.
Inscrições online nos minicursos: https://forms.gle/BdAJjf1vzoZtGfg9A.