No dia 3 de março de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) recebeu Januário Gomes, do Timor Leste (sudeste asiático), como discente do curso de doutorado. O estudante é um dos selecionados no Programa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidade Brasileiras de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob), que promove o intercâmbio a nível de graduação e pós-graduação entre universidades brasileiras e estrangeiras. Januário foi o primeiro discente estrangeiro a chegar, por meio deste Programa, no PPGECM para cursar o doutorado na instituição. A partir dessa iniciativa, até 2024, mais alunos oriundos da África e países caribenhos serão recebidos, concretizando as ações institucionais de internacionalização.

Além de receber discentes, o PPGECM também encaminhará alunos brasileiros para instituições internacionais por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional (PPGECM-INTERNACIONAL) e do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES), destinados a conceder bolsas de estudo para doutorandos realizarem estágios sanduíche em instituições no exterior. A previsão é que os doutorandos iniciem o intercâmbio na Bélgica, Espanha e Portugal, entre o segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024.

Sobre o GCUB-Mob
O Programa GCUB-Mob tem como objetivo fornecer bolsas de estudo para estudantes de mestrado e doutorado de outros países estudarem em universidades brasileiras, e está vinculado a um grupo que desenvolve programas e projetos para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, além de fomentar a internacionalização científica e cultural das instituições de ensino brasileiras.

O programa é apoiado pela Agence International de la Francophonie (AUF), Conselho Nacional de Fundamentos do Estado para o Apoio à Pesquisa (Confap), Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Instituto de Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ofertando mais de 875 bolsas de estudo em 50 universidades em todo o Brasil para candidatos que tenham concluído com êxito seus estudos de graduação e tenham cidadania em seus países de origem.