De 18 a 20 de setembro de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA) recebe o Prof. Dr. Pierre Job, da ICHEC Brussels Management School (Bélgica) para programação acadêmico científica. As atividades iniciam com a realização do Atelier (Oficina), no dia 18 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no dia 19 de setembro, a partir das 8h, ocorre a conferência "É possível conceber um modelo didático comum ao Brasil e à Bélgica que sirva de referência epistemológica para questões de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral?". No último dia de programação, o pesquisador terá uma agenda de trabalho com os cursos de Engenharia, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A visita do professor belga e suas atividades integram o projeto "Concepção de um modelo epistemológico de referência (MER) para o conceito de limites como uma ferramenta que permite federar nas pesquisas em didática sobre os cálculos e análise", desenvolvido nas cinco regiões do Brasil em parceria ICHEC Brussels Management School. A Universidade Federal do Pará, por meio do PPGECM e do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática​, é a coparticipante representante da região Norte. A coordenação da equipe da UFPA é feita pelo Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. A partir dos trabalhos com estudantes de graduação e pós-graduação, professores do Ensino Superior e pesquisadores, busca-se aumentar as colaborações científicas entre o PPGECM e ICHEC Brussels Management School, consolidando as ações de internacionalização da comunidade do programa de pós-graduação e do Instituto de Educação Matemática e Científica.

Sobre o pesquisador internacional
O Prof. Dr. Pierre Job é especialista em Educação Matemática na área de Didática da Matemática e tem demonstrado a sua capacidade de trabalhar em colaboração com outros investigadores para desenvolver projetos com forte e relevante impacto nesta área de interesse. É fundador do Laboratório de Didática do ICHEC (LADICHEC).

SERVIÇO
Visita do Prof. Dr. Pierre Job, da ICHEC Brussels Management School
Data: De 18 a 20 de setembro de 2023.
Local: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA

Programação: 
- Atelier (oficina): 18 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h;
- Conferência "É possível conceber um modelo didático comum ao Brasil e à Bélgica que sirva de referência epistemológica para questões de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral", 19 de setembro, a partir das 8h;
- Agenda de trabalho com ax Engenharias: 20 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.