O intercâmbio científico com centros de excelência e a qualificação de pesquisadores brasileiros integram os objetivos do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Edital n. 05/2023, o doutorando Mizael Carvalho de Souza foi selecionado e iniciou, em abril de 2024, as atividades na Escuela de Educación Física da Pontíficia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Campus Sausalito, em Viña Del Mar (Chile).

O discente orientado no Brasil por Prof. Dr. João Bento Torres e Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves desenvolverá, entre abril e setembro de 2024, um plano de trabalho sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Cristi-Montero, integrando o Grupo de Investigación en Rendimiento Físico y Salud (IRyS). Composto por médicos, professores, graduandos e pós-graduandos, o grupo chileno busca evidências científicas de qualidade sobre a importância do exercício físico na prevenção e no controle de doenças crônicas não transmissíveis e, também, no rendimento acadêmico e escolar. A proposta, portanto, se aproxima da linha de pesquisa Mente, Cérebro e Educação do PPGECM, que desenvolve pesquisas translacionais com impactos para o ensino-aprendizagem de Ciências e Matemáticas, a partir da perspectiva da neurociência cognitiva.

Em seu plano de trabalho, Mizael pretende aprofundar os seus estudos e fortalecer a relação acadêmica do seu grupo de pesquisa de origem, o NeuroAtiva, com o IRyS. Em sua tese, o discente busca contribuir com evidências acerca da relação entre fatores emocionais que interferem na aprendizagem escolar, como a ansiedade matemática. Com a expertise em pesquisas transversais e experimentais, preocupadas com a relevância social, científica e tecnológica, a supervisão do Prof. Carlos na PUCV permitirá vivências, experimentações e elaborações relevantes para a pesquisa transdisciplinar em andamento, contribuindo com metodologias e práticas pedagógicas que visem a formação de professores e o desempenho escolar, no âmbito das ciências e matemática. O plano de trabalho previsto, portanto, cumpre os objetivos internacionalização do PPGECM e do estágio no exterior, que é a interação e o desenvolvimento de parcerias e produções com centros de referência científica.

Sobre o PDSE
Por meio da concessão de bolsa para realização de estágio no exterior, no período de 3 a 6 meses, a CAPES busca promover a qualidade na formação doutoral e a interlocução das instituições brasileiras com centros de pesquisa internacionais. No âmbito do PPGECM, seleção ocorre conforme o cronograma e os critérios estabelecidos pela CAPES e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA. Em 2024, as inscrições estão abertas até dia 21 de abril de 2024. Garanta essa oportunidade, acesse o edital!