No dia 18 de abril de 2024 (quinta-feira), o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ), promoverá palestras com foco em avaliação e matemática humanística. As atividades serão ministradas pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, nos turnos da manhã e da tarde.

No turno da manhã, primeira palestra tem com o tema “Avaliação, erro e aprendizagem” e como público os professores da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e discentes matriculados na disciplina “Avaliação integrada ao ensino-aprendizagem em ciências e matemáticas”. A palestra integra as ações do projeto “Bora lá: Educação Matemática”, executado em parceria com o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic). Com isto, além dos aspectos formativos da atividade, a proposta é ampliar a relação da universidade com a sociedade por meio de ações extensionistas.

A partir das 15h, o pesquisador convidado ministra a segunda palestra, com o título “Matemática humanística em tempos de propagação de ódio: alguns aspectos histórico”, no Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), na UFPA. Esta atividade será voltada para toda a comunidade do PPGECM-UFPA e aberta ao público. Para participar, as inscrições serão realizadas presencialmente, no início da atividade.

Sobre o convidado
Carlos Mathias é doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição na qual concluiu seu mestrado em 1989. É vinculado apo Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nas áreas de avaliações em larga escala, e história e filosofia da matemática. Atuou como capacitador dos elaboradores e revisores de itens e na interpretação de escalas de grandes exames nacionais. Além disso, é o coordenador do Programa Matemática Humanista, presente  no YouTube, Instagram, Facebook e X –, onde divulga a Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo.