Área de Concentração: Educação em Ciências

Área de Concentração: Educação Matemática

Linhas de Pesquisa

O programa possui cinco linhas de pesquisa que agregam pesquisadores das duas áreas de concentração. As linhas são integradas entre si, de forma interdisciplinar, tanto no que concerne aos projetos de pesquisa quanto às conexões de trabalho e produção científica, conforme descrito a seguir:

1) Didática e Formação Docente

Desenvolve pesquisas concernentes à didática e à formação de professores, tais como a Didática da Matemática, Linguagens e Ensino de Ciências e Matemáticas, bem como modelos e movimentos de transformação de professores no âmbito da formação inicial e continuada e do desenvolvimento profissional e da autoformação,considerando práticas docentes e histórias (auto)biográficas, investigações referentes às relações entre Neurociências e Educação, com enfoque na aprendizagem de Ciências e Matemática

2) Linguagens e Práticas Docentes

Desenvolve investigações que englobam temáticas sobre práticas matemáticas e/ou socioculturais à luz de perspectivas filosóficas, sociológicas, epistemológicas e didáticas. Incluem estudos relativos à linguagem e seu papel na aprendizagem e no ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade, e suas relações com outras ciências.

3) Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação

Investiga aspectos da Educação em Ciências e Matemática, ligados às relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e em particular às suas implicações na Educação Básica e Superior, envolvendo a formação docente e os processos de aprendizagem, suas relações com conceitos científicos, assim como os artefatos tecnológicos, que incluem os recursos computacionais e os temas socialmente relevantes, como as questões ambientais e a sustentabilidade.

4) Docência e Diversidade

Focaliza pesquisa em Educação em Ciências e Matemática relacionadas à cultura e diversidade, formação de professores na dimensão epistemológica da diferença e inclusão. A ênfase é dada às discussões sobre diversidade, desigualdade social, questões étnico raciais, educação indígena, histórias de tradição oral, ensino e aprendizagem e avaliação na Educação Básica, formação de professores para ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença.

5) História, Filosofia e Estudos Culturais

Discute contribuições da História e da Filosofia das Ciências e da Matemática na compreensão das relações entre saberes científicos e matemáticos em suas conformações históricas e culturais. Examinam-se aspectos do ensino e da pesquisa científica, dos fundamentos epistemológicos da Matemática e das Ciências Físicas e Biológicas, da crítica contemporânea à produtividade científica e das relações entre Ciências, Matemática, Educação e Cultura.

6) Mente, Cérebro e Educação

Desenvolve pesquisas translacionais com impactos para o ensino/aprendizagem de Ciências e Matemáticas, a partir da perspectiva investigativa da neurociência cognitiva.