Receber os novos discentes, refletir sobre as diferentes perspectivas de ciência, reconhecer a pós-graduação como espaço de formação e publicizar o que vem sendo pesquisado são algumas das ações que marcaram o início das atividades de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 18 de março, a programação proporcionou momentos de apresentação, integração e discussão para a comunidade do Programa, lembrando que o objetivo deste espaço é a formação de mestres e doutores diferenciados na Amazônia e, cada vez mais, para o mundo.

O início das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2024, será marcado pela aula inaugural magna “Formação da mentalidade científica na pós-graduação: estratégias para internacionalização”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Gilson Volpato, uma das grandes referências nacionais quando o assunto é Ciência e Redação Científica. A aula ocorre presencialmente, no dia 18 de março de 2024, no auditório do Instituto de Geociências (IG), no Campus Básico da UFPA, com programação a partir das 8h. As inscrições são realizadas por meio de formulário online.

No período de 12 a 14 de março de 2024, das 10h30 às 12h, o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM STATISTIC), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), promove o curso de extensão Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o Prof. Dr. Heliton Ribeiro Tavares, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso ocorrerá de forma híbrida, tendo o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA como local dos encontros presenciais, mas com a possibilidade de participação remota.

A Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves recebeu no dia 12 de janeiro a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco. Considerada a maior honraria do município de Belém, a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco é destinada a agraciar pessoas e instituições por relevantes serviços prestados à Capital Paraense. A honraria foi entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em cerimônia oficial no Palácio Antônio Lemos, como parte das comemorações do aniversário de 408 anos de Belém. Foram agraciadas com a medalha mais de 20 personalidades, que contribuíram, no ano de 2023, para o crescimento da capital paraense, em diversos segmentos, como na política, educação, economia, cultura. A honraria foi instituída em 1978 por meio de decreto municipal e homenageia o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém.

Por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, intitulado PPGECM-Internacional, o doutorando Francisco Ivanildo de Sousa iniciou seu plano de trabalho na Faculdade de Educação da Universidad de Burgos, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Ángel Queiruga Dios. Desde novembro, o discente tem realizado atividades de ensino e pesquisa com investigadores e estudantes da instituição. Dentre os primeiros momentos, destacam-se a coordenação de um grupo de pesquisa na elaboração de um taller na disciplina Educação Ambiental, a participação em aulas para futuros professores de ciências e a elaboração de instrumentos de pesquisa para investigar concepções de professores e mestrandos da área de química.

De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), no uso de suas atribuições legais, publica edital de seleção interna ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em conformidade aos editais CAPES PDSE Nº 30/2023 e PDSE/PROPESP Nº 24/2023, com o objetivo de selecionar doutorandos para intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche.

Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, a delegação do PPGECM-UFPA se fez presente no II Congresso Internacional da Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina e III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, que tinham como tema comum “Horizontes educativos en América Latina: Innovación, diversidad y cultura” e a sede na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), receberá o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), no período de 9 a 12 de setembro de 2024. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também participam da organização do evento os Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC).

O I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), intitulado como I e-PEMCI, ocorre de 4 a 6 de dezembro de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), com intuito de integrar os seus docentes, discentes e egressos, proporcionando oportunidades de autoavaliação e difusão sobre suas pesquisas e produções educacionais. As inscrições são gratuitas e iniciam em 1º de outubro e se estendem até 4 de dezembro de 2023.