No período de 12 a 14 de março de 2024, das 10h30 às 12h, o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM STATISTIC), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), promove o curso de extensão Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o Prof. Dr. Heliton Ribeiro Tavares, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso ocorrerá de forma híbrida, tendo o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA como local dos encontros presenciais, mas com a possibilidade de participação remota.

A proposta do curso é apresentar as potencialidades e aplicações da TRI em diversas áreas de conhecimento, com foco na Educação, considerando que no Brasil diversas avaliações estão baseadas nesta teoria, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O curso é aberto ao público e recebe inscrições até dia 09 de março, por meio de formulário online.

Na programação, também estão previstas apresentações de Vera Debora Maciel Vilhena (doutoranda no PPGECM), Jacqueline Agnes da Silveira Santos (especialista), Reinaldo Feio Lima (doutor) e Matheus Raphael Lopes Dinelli (Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens).

Sobre o ministrante
Com graduação, mestrado e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral na University of Florida, o Prof. Dr. Heliton Ribeiro Tavares atua na Faculdade de Estatística da UFPA, como Professor Titular. O pesquisador coordena o Laboratório de Avaliação e Medidas (LAM) e possui ampla experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem e Análise de Dados Educacional. No período de 2008 a 2010, atuou como Coordenador-Geral de Instrumentos e Medidas e Diretor de Avaliação da Educação Básica no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC).


SERVIÇO
Curso de Extensão Teoria de Resposta ao Item
Data: de 12 a 14 de março de 2024.
Horário: das 10h30 às 12h.
Local: Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA.
Modalidade: Híbrida (presencial com possibilidade de participação remota).
Inscrições: até 09 de março de 2024
Link de inscrição: https://forms.gle/EQVrYqZ5wnBP7PHA9