O início das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2024, será marcado pela aula inaugural magna “Formação da mentalidade científica na pós-graduação: estratégias para internacionalização”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Gilson Volpato, uma das grandes referências nacionais quando o assunto é Ciência e Redação Científica. A aula ocorre presencialmente, no dia 18 de março de 2024, no auditório do Instituto de Geociências (IG), no Campus Básico da UFPA, com programação a partir das 8h. As inscrições são realizadas por meio de formulário online.

A aula magna é aberta ao público e integra a programação de recepção aos novos mestrandos e doutorandos do PPGECM-UFPA. Dessa forma, a partir das 8h será servido um café da manhã, seguido pela mesa de abertura oficial, às 9h, e a aula inaugural, às 10h. No turno da tarde, a programação continua no Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), a partir das 14h, com a apresentação dos docentes, técnicos-administrativos e comunidade acadêmica, bem como dos grupos de pesquisa e de trabalho no Programa, e informes institucionais.

O que é ser cientista e o que significa ensinar ciências, bem como estratégias para produzir e internacionalizar as pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação, são alguns dos aspectos que serão discutidos pelo professor convidado. O tema é essencial na formação de pesquisadores em diversas áreas e está em total consonância com os objetivos do PPGECM, que é formar recursos humanos com embasamento teórico e prático, de modo que seja possível refletir e dimensionar as suas práticas como professores e pesquisadores, sobretudo no ensino de ciências e matemáticas.

Sobre o convidado
Gilson Volpato possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com estágio pós-doutoral na Agricultural Research Organization (Israel). É professor livre-docente e aposentado do Instituto de Biociências da Unesp (Campus Botucatu). Na Zoologia atuou na área de Fisiologia Comparada e Comportamento Animal, enquanto na Educação Científica dedica-se há cerca de 40 anos ao tema Ciência e Redação Científica, com mais de 12 livros e mais de 1600 palestras e cursos ministrados no Brasil e no mundo. Em sua trajetória, o professor foi bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atuou na coordenação e avaliação de programas de pós-graduação e na editoria de periódicos científicos. Hoje, é professor responsável pela disciplina Redação Científica na Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pela disciplina Arte e Prática Científica em diversos Programas de Pós-Graduação da Unesp.

Aula Inaugural do PPGECM 2024
Título: Formação da mentalidade científica na pós-graduação: estratégias para internacionalização.
Data: 18 de março de 2023.
Local: Auditório do Instituto de Geociências (UFPA – Campus Básico).
Programação:
8h – Café da manhã;
9h – Mesa de abertura;
10h – Aula Inaugural com Prof. Dr. Gilson Volpato.

Apresentação da comunidade e de instruções acadêmicas
Data e horário: 14 de março de 2023, a partir das 14h.
Local: Auditório do IEMCI (UFPA – Campus Básico).